sábado, 11 de janeiro de 2014

CHACINA DA CHATUBA - Parque de Gericinó, Mesquita/RJ (2012) - 37ª edição



Seis jovens desapareceram no sábado, dia 08 de setembro de 2012, quando foram tomar banho em uma cachoeira próxima à favela da Chatuba. Seus corpos foram encontrados na segunda-feira, dia 10 de setembro, em uma área próxima à Via Dutra, em Jacutinga... posicionados lado a lado, estavam enrolados em lençóis, nus, amordaçados e com sinais de facadas e marcas de tiros.

As vítimas dessa atrocidade, que ganhou notoriedade como a “Chacina da Chatuba”, são Glauber Siqueira (17), Christian Vieira (19), Victor Hugo Costa (17), Douglas Ribeiro (17), Josias Searles (16) e Patrick Machado (16).



Segundo investigações preliminares, pelo menos 20 traficantes teriam participado do crime, provavelmente teriam confundido os jovens com traficantes ou os assassinaram simplesmente por estes morarem em uma comunidade pertencente à facção criminosa rival. Também seriam responsáveis pela morte do pastor Alexandro Lima (37), o desaparecimento de um rapaz que o acompanhava, chamado José Aldecir da Silva (19) e de um cadete da Polícia Militar – Jorge Augusto de Souza Alves Júnior.



O pastor e José Aldecir caminhavam no Parque de Gericinó quando foram abordados pelos criminosos. Cogita-se a possibilidade de terem sido assassinados ao desrespeitar a ordem dos traficantes para se afastarem do local no momento em que executavam o cadete – como ouviam música, não perceberam o “aviso” dos traficantes.

Segundo o pai de José Aldecir, seu filho saiu de casa com o pastor para um passeio e estava em casa quando escutou os tiros que atingiram o pastor: “Eu saí correndo e perguntei para ele “Alexandre, o que houve?”... ele olhou para mim e colocou a mão no peito. Tinha um buraco. Como os bandidos começaram a atirar de novo, eu corri para chamar os amigos para socorrê-lo, mas quando eu voltei, os caras já tinham jogado ele no rio.”


O corpo de seu filho foi encontrado na quinta-feira, dia 13 de setembro, semienterrado e ao lado de restos mortais em avançado estado de decomposição, na localidade conhecida como Curral, próximo ao Parque de Gericinó, entre Mesquita e Nilópolis... foi reconhecido pela tatuagem e roupas. Sua mulher estava grávida de uma menina, que nasceria alguns dias depois.



De acordo com os investigadores, o cadete Jorge saíra de uma casa de show em Mesquita com uma garota que tinha acabado de conhecer e, após deixá-la em casa, foi abordado por bandidos... seu corpo foi encontrado com diversas perfurações por tiros nas pernas e na cabeça no sábado (08/09), às 10h, na mala de seu carro, um Fox preto, abandonado na madrugada, na rua Professor Samuel de Souza Maciel, próximo ao número 35, na Vila Emil, Mesquita, ao lado da sede de um batalhão de polícia. Um adolescente de 16 anos chegou a confessar a autoria do disparo que matou o cadete em setembro de 2012.




DADOS PROCESSUAIS
Processo n. 0102745-22.2012.8.19.0038

Das investigações, resultaram a expedição de cinco mandados de prisão, em 14 de setembro, para Remilton Moura da Silva Junior (Juninho Cagão), Marcus Vinicius Madureira da Silva (Ratinho), Jonas Santos Pereira (Jonas Pintado ou Velho), Fernando Domingos Pereira Simão (Sheik ou Fernandinho) e Luiz Alberto Ferreira de Oliveira (Beto Gordo) – link: http://sdrv.ms/17oc2ru.

No dia 05 de janeiro de 2013, Remilton foi encontrado morto nas imediações da favela do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte do RJ... era apontado como o mandante dos assassinatos ocorridos na Chatuba.

Em 25 de setembro de 2012, foi decretada a prisão temporária de Eduardo de Souza Silva Júnior (Dudu), Danilo Machado Valverde, Daniel Dias Cerqueira dos Santos, Renato José dos Santos (Sabadão) e Abner José Moura de Oliveira (Ratinho)...

A denúncia recebida em 31 de outubro de 2012 com a decretação da prisão preventiva de Remilton, Abner, Bruno (Neguinho da CDD), Eduardo, Danilo, Felipe Barbosa, Werly Angelo, Daniel Dias (PQD), Cristiano (DJ), Renato José dos Santos, Fernando (Sheik), Jonas Santos, Luiz Alberto e Marcus Vinícius – link: http://sdrv.ms/1hWLEMm.

O pleito da defesa requerendo a revogação da prisão preventiva dos acusados, em 28 de novembro de 2012, foi indeferido pelo juízo – link: http://sdrv.ms/1cGezgF.

Marcada a Audiência de Instrução e Julgamento para o dia 22 de julho de 2013, foi determinada nesta data o desmembramento do feito em relação ao réu Abner, pois este se encontra foragido – link: http://sdrv.ms/1hWOQHL.

No dia 09 de setembro houve adiamento da audiência para o dia 21 de outubro de 2013, pois, o juiz que entrou em exercício na referida vara onde corre o feito presidiria o julgamento do Caso Juan.

Em 12 de setembro de 2013 foi revogada a prisão preventiva de Marcus Vinícius Madureira Silva... o juízo não evidenciou, mediante as provas acostadas aos autos pela defesa, o fumus comissi delicti e o periculum libertatis em relação a este acusado.

Na audiência realizado no dia 21 de outubro, entre outros atos, foi determinada a condução do réu Felipe para outra unidade prisional diversa da mesma em que se encontram os demais acusados e, na nova unidade, que seja colocado no “seguro”...

No dia 11 de novembro de 2013 foi decretada a extinção da punibilidade de Remilton por seu falecimento; foi determinado ao SEAP que retirasse o réu Felipe da situação de castigo em que se encontra no presídio e colocado em local seguro, pois, “o mesmo não pode ser punido por prestar auxílio à justiça”. A defesa ainda requereu o desmembramento do feito em relação ao réu Danilo, entre outros requerimentos – link: http://sdrv.ms/187AIaG.

Até o momento, são os atos realizados no processo...

Fonte: R7 – G1 – Extra Online
           O Dia – TJRJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário